Idealizador do conceito de fast-clinic, o empresário é speaker do II Fórum Médicos S/A – ExpoClínicas
O fundador e CEO da American Family Care (AFC), Bruce Irwin, venceu, na categoria Health Care, o Ernst & Young Entrepreneur of the Year Awards, premiação norte-americana que homenageia empreendedores conforme critérios como inovação, desempenho financeiro e responsabilidade social. Irwin é keynote speaker do II Fórum Médicos S/A – ExpoClínicas, maior evento de carreira, empreendedorismo e gestão da Medicina Brasileira, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro, no WTC-São Paulo.
Rede com mais de 180 clínicas espalhadas por 26 estados nos EUA, a American Family Care foi criada em 1982 por Irwin, médico especialista em cuidados primários, sendo pioneira no modelo norte-americano de fast-clinic – conceito de clínicas de cuidados de emergência não urgentes a preços acessíveis, inspirado em cadeias de fast-food. Na época, trabalhando em urgências lotadas, o então jovem médico assistia diariamente pacientes com tosse, arranhões e fraturas menores, situações que poderiam ser tratadas melhor e de forma mais barata em outros lugares. Daí surgiu a ideia de criar a American Family Care, inicialmente instalada em clínicas na área de Birmingham, até se tornar na atualidade a maior prestadora mundial de atendimento de urgência e familiar.
O segredo para o rápido crescimento, segundo Irwin, é escolher locais de grande fluxo de pessoas para se instalar. Nesse sentido, o empresário tem um “macete”: “siga as lojas Wal-Mart e Target”, empresas muito populares nos EUA. A conclusão não é à toa – a AFC, que precisa de 30 pacientes por dia para se equilibrar, sempre investiu em estudos detalhados de população e tráfego para descobrir as melhores localizações de suas unidades. A rede percebeu que, ao transferir uma clínica antiga para um centro comercial da Wal-Mart, meio quilômetro ao lado, o pico imediato de atendimentos poderia aumentar em 30% ou mais.
Crescimento acima da média
Em 2013, a AFC tornou-se a principal fornecedora de atendimento urgente, atendimento primário acessível e medicina ocupacional, com a aquisição da franquia Doctors Express. Atualmente a rede possui cerca de 600 de médicos, com uma média anual de três milhões de pacientes, sendo uma das empresas que mais crescem nos Estados Unidos segundo ranking da Revista Inc..
O bom resultado vem chamando a atenção de investidores. Em 2009, a AFC recebeu uma oferta de aquisição no valor de $ 80 milhões. Em 2014 – período em que, segundo Irwin, a rede recebia propostas semanais – as ofertas já tinham alcançado a casa dos $ 400 milhões.
Bruce Irwin é também um filantropo, prestando serviço de voluntariado e apoiando financeiramente causas como The Cystic Fibrosis Foundation, The American Heart Association, e The Arthritis Foundation. É Co-Chair da Alabama Leukemia & Lymphoma Society’s “Light the Night Walk”. O empresário vai apresentar o seu case de negócios durante o II Fórum Médicos S/A – ExpoClínicas, na palestra intitulada “Fast Clinic – A próxima disrupção no mercado de saúde do Brasil”. Mais informações e inscrições no www.medicossa.com.br.